Minha percepção do XVIII Encontro Internacional GeneXus (Parte II)

Cardal um passo a frente
É realmente um tipo de palestra interessante para conhecer por dentro como são as coisas, esses detalhes que todos nos vivemos em nossas empresas.
Gostei de ter uma idéia da futura versão do GeneXus.
A tendência o do que na realidade ARTech gostaria de fazer.
Dado que Nicolás mudou sua palestra de quarta feira do futuro de GeneXus, acho que acertei nesta palestra para ver um pouco a idéia do que pretende no futuro.
Linguagem muito mais declarativa, uma interface só e que GeneXus se adapte aos distintos ambientes, nuvens e mais nuvens, mas a principal conclusão se quiser estar em dia leia atentamente tudo o que estiver na frente relacionado com DataProviders.
Fui a buscar novidades e nessa palestra. Achei.

No alvo, módulos de conhecimento
Não vi nada uau!, mas fiquei com a idéia, foi mais teórica e de abertura para idéias da comunidade que soluções, me perdi o 20-25 com extensions que estava no mesmo horário. Pelo menos vejo que na visão de Cardal existe alguma inquietude com isto, e isso conta, me lembro quando há muito tempo fui numa palestra onde vagamente falaram de um tradutor dinâmico, e sai da palestra com a mesma sensação “não tinham nada”, hoje a tradução é um fato. Tomara que aconteça o mesmo com a modularização. Foi o kick off.

Recursos de Artech e a comunidade GeneXus para cada um
Interessante palestra de Armin, contando o deixando claro que existem mecanismos normais de suporte de ARTech. Eu vejo muitas vezes algumas erros que os usuários desesperados comentam em foros, que realmente é necessário abrir um chamado de suporte, e não esperar que alguém tenha uma solução, já que todos temos problemas e realmente quando uma dúvida é fácil de responder ou já passamos por um problema similar a resposta, está na tapa do livro, mas dai a procurar uma solução de algum caso estranho essa é tarefa de ARTech. É uma coisa interessante que vou ver se faço outro post ao respeito. Gostei.

Experiências e planos para os Grupos de Usuários GeneXus
A idéia era tentar incentivar a Comunidade GeneXus a participar nos grupos de usuários que existem em distintos países.
Foram apresentadas as atividades de Argentina, Brasil e Uruguai, e se plantearam algumas sugestões para os Grupos de Usuários. A idéia é trabalhar em conjunto para o beneficio de todos. Esperava um pouco mais de perguntas o sugestões, mas para ser a primeira palestra deste tipo, esteve muito bom.

20-25 Gxplorer X – Reporting
Sala cheia, muitos interessados em ver algo de Reporting, gostei do que vi na palestra, o que não ficou muito claro o tema de linceciamento, como que ficou meio misturado GXplorer com objeto query, pelo que entendi o objeto query viewer posso colocar sem problema e custo na aplicação, realmente vou estudar-lo bastante e obviamente tentarei usar ao máximo.

Quando os colaboradores perdem a confiança em mim
Não foi das primeiras palestras que escolhi para ver. Na verdade o título me desanimou um pouco, pensei que era algo assim como o que está de moda, de “líder”, “seja líder”, “como se converter em líder em 5 horas”, sei-la esse tipo de coisas que me motivam muito a comprar livros, mas de outro gênero.
Depois de analisar o CV do palestrante Luis Manuel Calleja, troquei de idéia e fui.
Foi uma palestra excelente, combinando humor com dicas muito espertas, realmente um palestrante que tem o peso suficiente para o BallRoom na quarta-feira do próximo Evento.

Enterprise Computing desde a perspectiva de Google
Realmente pensei que esta palestra ia ser publicidade para Google, e não errei.
Não posso comentar mais do que todos sabem, o palestrante falou coisas que vemos dia a dia, porque numa coisa se estava certo, “Internet é Google”, mas fora isso, publicidade de Google Docs, nuvens, etc., todos sabemos como isso funciona dia a dia. Valeu pelo palestrante, o evento precisa de esse tipo de personagens, isso foi certo, lástima o tema como foi abordado pelo palestrante.
Só uma coisa mais, fiquei com medo de Google.

Integrar é potenciar: External objects em ação
Deixei muitas palestras de lado para assistir esta, me perdi as principais funcionalidades da Evolution I entre outras e terminei em outra palestra muito teórica uma lástima, porque os palestrantes tinham potencial para mostrar todo, não sei se foi que alguma coisa faltou na palestra, mas todos ficamos esperando “e ai me mostra como faço para usar uma dll ou qualquer outro “objeto externo”, por sorte na palestra de Echague tive essa possibilidade.

Fabricio De los Santos
Gerência de Projetos – Consultoria GeneXus –
ERP – Sistemas de Missão Crítica – Bancos de Dados.

Veja meus blogs em:
www.fabriciodelossantos.com

Deja un comentario